quarta-feira, 18 de julho de 2012

Em busca da Onda Perfeita

Em busca da Onda Perfeita


Cabelos cacheados ou ondulados exigem cuidados específicos para ganharem maciez, brilho e balanço. Veja as dicas e os truques de profissionais de sucesso para garantir um efeito nota 10. 





Além da beleza, do talento e da fama, o que Leandra Leal, Taís Araújo, Débora NAscimento, Taylor Swift e Sarah Jéssica Parker têm em comum? Todas assumem os caracóis com orgulho e exibem visuais perfeitos e bem cuidados. A intérprete da Tessália da novela global Avenida Brasil, aliás, ficou ainda mais sexy ao mudar o visual liso chapado e ostentar ondas delineadas. Para que os cabelos cacheados tenham luminosidade, maciez e movimento, porém, são necessários cuidados especiais e a orientação, no salão, de um bom profissional. Em virtude do formato do fio, a oleosidade natural do couro cabeludo não chega ao restante das madeixas. O resultado é um aspecto ressecado - por isso a hidratação é tão importante para os caracóis. Outro problema é saber como lidar com o volume típico. "Alguns cabeleireiros tratam os cacheados da mesma maneira que os lisos. Essa forma capilar exige técnicas exclusivas", explica o hairstylist Mauricio Morelli, do Homa Salon, de São Paulo. Denis da Silva, fundador da marca referência DevaCurl, diz que um diagnóstico detalhado evita contratempos. "Muitos profissionais acham que cuidar de cabelo cacheado, crespo ou ondulado é sempre do mesmo jeito, quando sabemos que não é verdade, cada um tem uma necessidade diferente, e o fato de não diagnosticar faz com que muitos profissionais errem e percam a cliente", afirma. 

A seguir, dicas preciosas para os cachos com todo o cuidado que merecem. 

Qual o jeito certo de...

...Lavá-los?
É preciso respeitar a forma e a densidade capilar, ou seja adotar xampu, condicionador e máscara ou creme de tratamento específicos para atender as necessidades dos cachos. "Esses produtos ajudam a controlar o volume, o frizz e o nível nutricional desse tipo de madeixas", informa Mauricio Morelli.
O ideal é sempre lavar os fios levando-os e massageando para o mesmo lado de crescimento de cada parte do cabelo", sugere Denis da Silva, da DevaCurl
                   
... Cortá-los? 
Devem ser aparados a seco, sem serem esticados. "Mas no momento do corte o cabeleireiro pode levantar naturalmente os cachos, para ajudar", diz Denis da Silva. De acordo com Rhafael Trindade, do salão paulistano Red Door Salon and Spa, "crespos podem e devem ser repicados, a fim de distribuir o volume, porém nunca desfiado!" As camadas auxiliam na definição dos cachos, sem deixá-los armados. 

...Penteá-los? 
Se o cabelo for excessivamente volumoso não deve ser penteado, e sim ajeitado com os dedos. Se as ondas forem um pouco definidas, os fios podem ser penteados e desembaraçados ainda molhados. "É essencial usar pentes de madeira ou escovas com as pontas de madeira. O material tira a estática dos fios, evitando que armem e fiquem arrepiados", conta o técnico capilar da Lacan, Elias Oliveira. 

...Secá-los?
Não há problema na secagem ao natural. Mas, depois de aplicar leave-in em musse, pomada, spray hidratante, ativador ou restaurador de cachos, é a hora do difusor - garantia certa de um visual digno de estrela. Ao mesmo tempo em que os fios vão secando, com o difusor, é possível modelá-los ao encaixar os dedos nos fios, amassando-os com as mãos.

...Tratá-los? 
"Para domar o cabelo armado, é preciso deixá-lo sempre hidratado usando xampus e condicionadores emolientes e leave-in redutor de volume", informa Elias Oliveira, da Lacan. Pelo menos uma vez por semana, é bom abusar das máscaras próprias para tirar volume do cabelo. 

...Finalizá-los?

A dica de Mauricio Morelli é misturar um creme para definir cachos em um óleo de hidratação. "Esse mix mantém o anelado com maior umidade, evitando o frizz, e concede mais peso, ajudando no controle do volume. Retire a umidade com papel-toalha e amasse os cachos na secagem. Se após secar existirem fios arrepiados, aplique óleo de tratamento mecha a mecha, isso ajudará a anelar as ondas." Outra sugestão, dessa vez de Elias Oliveira: na hora de aplicar o finalizador, jogue todo o cabelo úmido para o lado e amasse-o com uma tolha. "Passe os produtos espalhando com os dedos e amasse de novo", diz. Uma quantidade equivalente a uma ou duas moedas de R$ 1 , conforme o comprimento, é o suficiente. E no caso de as madeixas não terem cachos definidos, mas sim ondas leves, depois do difusor vale enrolar mechas com os dedos, prender os fios por 45 minutos. Após soltá-los, aplicar um spray fixador. 


Fonte: Revista Profissão Cabeleireiro, Editora Duetto, Julho 2012. 

E aí, Divas gostaram da matéria? 
Nós gostamos muito! 
Beijinhos e até a próxima!



8 comentários:

Leslie Marques disse...

Nossa, achei que os fundadores da marca DEVA fossem americanos e o Dennis trouxe para o Brasil, ou eu estou enganada? Denis criou a marca nos USA não ta bem explicado isso. Conheço a DEVACURL americana, e fiquei na dúvida, pq sempre achei que fosse da de uma americana.

Deva Brasil disse...

Leslie, bom dia!
O Denis da Silva é brasileiro e juntamente com a Lorraine Messey criou a marca DevaCurl e os salões DevaChan. É exatamente a marca DevaCurl.

Leslie Marques disse...

Obrigada pelo esclarecimento.
Ele podia ter o nome no Site americano, lá só consta ela. Emfim!!!!

Kamila disse...

Olaa tenho o cabelo cacheado e muito volumoso! Nao consigo controlar o volume, nem consigo dar forma aos meus cachos!! Acho que ainda nao acertei nos produtos certos! O que faco??

Deva Brasil disse...

Olá Kamila, como vai?

Hum, ok!
Qual é seu e-mail??
Passei um e-mail para flash@flashassessoria.com com uma foto de seu cabelo e seus contatos para que nosso técnico entre em contato com você, ok!!?

Aguardamos!
bjos

Mirna disse...

Eu amo meu cabelo encaracolado, a única coisa que eu não gosto sobre os rolos é o volume. Na parte da manhã eu pareço um leão! Recentemente, uma amiga recomendou um produto que salvou a minha vida! Um redutor de volume. É um produto extraordinário!

Unknown disse...

Oi estou a procura de um profissional para cortar meu cabelo que e cacheado e muito volumoso, moro em Belo Horizonte Minas Gerais mas não encontrei nenhum profissional de vcs por aqui! Queria dicas de produtos pq ainda não acertei com nenhum:( obrigado

Unknown disse...

Boa noite, moro em Monte Mor próximo de Campinas SP e tenho muita vontade de me especializar em cachos. Vcs ministram algum curso pela região?